top of page

AÇÕES DO COLETIVO PARANÁ LIXO ZERO EM 2025

O Paraná Lixo Zero, representado pela Associação Sustentaris, realiza diversas ações e participa de eventos que debatem e edificam o conceito lixo zero em nosso estado. Confira as principais ações realizadas neste ano:


Participação na Oficina Verde - Oficina de Música de Curitiba 

Em Janeiro de 2025, o Coletivo Paraná Lixo Zero foi convidado a ministrar oficina de Compostagem e Lixo Zero na Oficina de Música de Curitiba, na programação da Oficina Verde, que promove educação ambiental e sustentável.


ree

Participação no Grupo de Trabalho do Plano de Compostagem de Curitiba – COM-POS-TE

Em fevereiro de 2025, o Coletivo Paraná Lixo Zero participou de reunião com a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias, e outros representantes da prefeitura e empresas, para conhecer em detalhes a proposta do Plano Municipal de Compostagem – Programa COM-POS-TE Curitiba. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o volume de resíduos orgânicos enviados aos aterros sanitários, e sua continuidade já está garantida na gestão do prefeito Eduardo Pimentel (PSD) pelos próximos quatro anos.


Durante o encontro, foram definidos os nomes que irão compor o Grupo de Trabalho (GT) responsável por acompanhar e contribuir com o desenvolvimento do Plano de Compostagem.


A participação do Coletivo Paraná Lixo Zero nesse processo reforça seu compromisso em articular, apoiar e difundir iniciativas que colocam a compostagem no centro da agenda ambiental urbana.


O Plano Estadual de Compostagem elaborado pelo Paraná Lixo Zero foi entregue para a Secretaria de Meio Ambiente, resultado de um processo construído coletivamente com especialistas e a participação da população.


ree

Entrega do Plano Estadual de Compostagem do Paraná

Estivemos com o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Rafael Greca, e Everton Luiz da Costa, diretor do Instituto Água e Terra (IAT) para a apresentação do Programa Composta Paraná e para a entrega do Plano Estadual de Compostagem, criado pro meio do comitê intersetorial de composagem.


ree

Coletivo Paraná Lixo Zero no Encontro Nacional de Embaixadores Lixo Zero em Florianópolis


O Encontro Nacional de Embaixadores Lixo Zero, é um momento de troca de experiências e conhecimentos entre os embaixadores do conceito. O coletivo participou do Tour Lixo Zero nas estruturas de gestão de resíduos de Florianópolis, que é uma cidade com Meta Lixo Zero até 2030. 


Apresentamos os projetos e campanhas realizadas no estado do Paraná nos últimos anos e nos inspiramos com outras iniciativas como dos “Caçadores de Bons Exemplos” e coletivos de outros estados e municípios do país, de norte a sul.



Audiência Pública sobre Compostagem na Assembléia Legislativa do Paraná

Pesquisadores, autoridades municipais e do governo do Paraná discutiram os desafios para implementar a compostagem na região de Curitiba e no estado do Paraná. O processo que transforma resíduos orgânicos em adubo além de reduzir a emissão de gás metano, produzido pelos aterros, gera economia aos cofres públicos, gera renda e oportunidades de empreendedorismo.


ree

Oficina na Jornada de Agroecologia - 6 a 10 de agosto de 2025

Em Agosto, o Paraná Lixo Zero ministrou a oficina “Caminhos para o Lixo Zero” durante a Jornada da Agroecologia porque trouxe para o centro do debate a responsabilidade coletiva sobre os resíduos gerados no evento e a oportunidade existente nas práticas ecológicas em comunidades urbanas e rurais. 


A oficina reuniu cerca de 50 pessoas, em uma atividade prática e reflexiva, através de dinâmicas e trocas de experiências, promoveu-se um diálogo sobre soluções sustentáveis e estratégias para avançarmos rumo a uma Jornada de Agroecologia Lixo Zero.


ree

É um dos maiores eventos de agroecologia do Brasil, organizado por mais de 60 movimentos sociais, coletivos, comunidades tradicionais e instituições de ensino e que visa valorizar a produção de alimentos saudáveis, a soberania alimentar, a justiça social e o enfrentamento das crises climática e ambiental.


Como resultado das ações no evento, cerca de uma tonelada de resíduos orgânicos foram encaminhados para a compostagem na Horta Comunitária do Jacu, no bairro Bom Retiro. Já os recicláveis foram destinados à Associação Alifa Reciclagens, gerando renda e fortalecendo o trabalho dos catadores e catadoras.


ree

O movimento Lixo Zero apoia a Agroecologia porque ambos se complementam: enquanto o Lixo Zero busca reduzir resíduos e transformar o orgânico em composto, a agroecologia utiliza esse insumo para regenerar o solo e produzir alimentos saudáveis sem agrotóxicos. Juntos, conectam cidade e campo, fecham ciclos de produção e consumo e fortalecem a justiça social e ambiental, mostrando que não existe “lixo”, mas sim recursos que podem voltar para a vida.


bottom of page