top of page

Terceiro Congresso Internacional Cidades Lixo Zero - Zero Waste Cities (ZWCities)

Representantes do Coletivo Paraná Lixo Zero estiveram no 3o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero - Zero Waste Cities (ZWCities) que aconteceu em Brasília nos dias 25, 26 e 27 de junho.


Em um local icônico, o Museu Nacional em Brasília foi palco para mais de 400 especialistas, empreendedores, entusiastas e transformadores sociais. O evento foi dividido em 3 ocas com 3 salas cada oca mais um auditório para 300 pessoas. O Lixo Zero e suas boas práticas foram o tema principal dos painéis que permearam com as mais diversas áreas econômicas e sociais como a Indústria,  as Escolas, a Inovação, a Gestão Municipal, as Universidades, o Empoderamento Feminino, o Empreendedorismo, a Certificação, os Catadores e Catadoras, a Compostagem, a Redução do Desperdício, os Cases Nacionais e Internacionais, entre outros. 


A Coordenadora do Programa Composta Paraná, Flávia Sotto Maior apresentou as ações já desenvolvidas na Primeira Fase do programa, que realizou o Fórum Paraná Lixo Zero em Maio, diversas capacitações e Desenvolvimento de Materiais de Educação para a Compostagem, além de ações em Escolas e das atividades que estão sendo realizadas junto ao CICOMP - Comitê Intersetorial de Compostagem do Paraná.



Flávia também participou do Painel Representa Lixo Zero, uma iniciativa que busca o comprometimento e a construção de políticas públicas lixo zero junto à candidatos à prefeitos e vereadores.



O representante do Paraná Lixo Zero e da Associação Sustentaris Samuel Leocádio Costa, palestrou no Painel “Engajamento Social” com diálogos aos embaixadores sobre sua jornada Lixo Zero e atuações nos coletivos do Paraná e São Paulo @curitibalixozero, @sjplixozero, @parana.lixozero, @sslixozero, @lixozeroilhabela e @litoralnortesplixozero. 


Pelo “Representa Lixo Zero” Samuel fez uma palestra onde falou sobre sua experiência e fomentando ao compromisso lixo zero nas eleições municipais. Samuel Costa também contou com o apoio do Instituto Lixo Zero Brasil para a realização de um arte ativismo com o Painel Micro Lixo próximo ao Museu Nacional, com foco na bandeira nacional, símbolos indígenas e sensibilização ao micro lixo nas águas.



Na Oca pelo Social apresentamos os projetos de educação ambiental que realizamos em diversas cidades do Paraná no Painel "Educação e Sensibilização Ambiental Comunitária".


A representante do Coletivo São José dos Pinhais Lixo Zero, a bióloga Luana Neves, apresentou  o que desenvolve nas escolas municipais de São José dos Pinhais. O impacto positivo é visível na conscientização ambiental dos alunos que passaram a atuar como multiplicadores de conhecimento em suas famílias e comunidades.


Dener Kluck, do Colombo Lixo Zero, apresentou o projeto artístico-pedagógico que está realizando em todas as 44 escolas municipais da cidade, em que além de ensinar sobre Lixo Zero, também realiza oficina de pintura com as crianças em parceria com os artistas locais Rogério Aquino e Nego Lando.


A gestora ambiental Iracema Bernardes apresentou o projeto desenvolvido na Escola Trilhas, visando a certificação como Escola Lixo Zero. Esta iniciativa inovadora busca promover a educação ambiental e a gestão eficiente de resíduos, tornando a escola um exemplo de sustentabilidade. Estamos orgulhosos de compartilhar nossos avanços e inspirar outras instituições a adotarem práticas sustentáveis.


Amanda Selivon compartilhou o processo de engajamento para a realização da primeira semana Lixo Zero de Morretes, realizada em 2023, com articulação intersetorial entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, apoiando uma Gincana Lixo Zero e uma roda de conversa sobre educação para sustentabilidade em cada uma das 10 escolas municipais e rurais da cidade conhecida como berço do montanhismo do Brasil.



A Amanda Selivon também participou do Painel Turismo Lixo Zero: caminhos para um destino sustentável, juntamente a representantes de outras instituições do setor de turismo, trazendo à tona suas práticas de Turismo Lixo Zero, Sustentável, Responsável e rumo ao desenvolvimento do Turismo Regenerativo. Na Oca Economia, a fundadora da EkoWays destacou a importância do turismo podendo desempenhar um papel fundamental em nos levar a um relacionamento mais saudável com a natureza e nosso planeta. Foi apresentada a jornada de transformação que faz parte das diferentes trilhas de aprendizagem dentro da atuação e transversalidade do turismo, mostrando que em diferentes segmentos da área é possível que o turismo seja mais um veículo de transformação e percepção humana. Quando planejado de forma colaborativa, pode gerar atividades salutares e sustentáveis que beneficia tanto o território quanto as comunidades locais, alinhando-se a diversos princípios de incorporação de bem estar ecológico.



Estavam presentes também mais de 30 especialistas internacionais da Suécia, Uruguai, Estados Unidos, Itália, Angola, Moçambique, Portugal, Nepal, Colômbia, Chile, Argentina, entre outros países, todos apresentando seus Cases de Sucesso em seus países, que nos servem de inspiração no Brasil.



No espaço do evento, uma obra de arte com resíduos chamava a atenção do público. O artista Mundano, transformou resíduos plásticos em um tsunami de plástico para chamar a atenção para a necessidade de redução drástica do uso de materiais plásticos, principalmente de uso único.


O evento foi organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pelo Instituto Desponta Brasil. 


bottom of page